PRESENÇA NO X ENCONTRO REGIONAL ECO-ESCOLAS

 

 Nos dias 28 e 29 de outubro do decorrente ano letivo, a EPHTM fez-se representar pelas professoras Laura Teixeira da Silva, coordenadora do projeto Eco-Escolas e pela professora Rubina Mendonça, no X Encontro Regional Eco-Escolas da RAM, realizado no Município de Machico.

A sessão de abertura do encontro, no auditório do Fórum Machico, contou com o Presidente da Câmara Municipal de Machico, o Exmo. Sr. Ricardo Franco, com a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a Exma. Sra. Susana Prada, com a Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, a Exma. Sra. Susana Fontinha e com a Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas, a Exma. Sra. Margarida Gomes, sublinhando-se uma década de encontros que valorizam as boas práticas ambientais em contexto escolar, envolvendo a comunidade educativa e o contributo do Eco-Escolas para a qualidade da educação e construção de sociedades mais sustentáveis, tratando-se assim, de uma iniciativa de interesse social e educativo. Com efeito, a RAM foi apontada como referência nacional na educação ambiental ao liderar a taxa de estabelecimentos de ensino aderentes ao Programa, com uma percentagem de 64%, à qual se segue a Região Autónoma dos Açores com uma taxa de cobertura de apenas 30%.

A agenda de trabalhos de sexta-feira incluiu, numa primeira parte, a entrega de galardões e certificados Eco-Escolas aos Municípios da RAM, a entrega no Solar do Ribeirinho das Bandeiras Verdes às Eco-Escolas do Município de Machico e a cerimónia simbólica do hastear das primeiras Bandeiras Verdes da RAM, Programa Eco-Escolas – implementação, com as intervenções das Exmas. Coordenadoras a nível nacional e regional do programa, a Dr. Margarida Gomes e a Dr. Eunice Pinto, e da Dr. Filipa Moita (ERP – Portugal) com a Geração Depositrão. Numa segunda parte, assistiu-se às seguintes intervenções temáticas: “Município de Machico Apresentação do Projeto “Eco Zonas”, com o professor Rafael Fonseca; “Programa Eco-Escolas no Município de Machico”, “Educação Ambiental no contexto do Programa Eco-Escolas”, com o Dr. José Manuel Silva; “Geodiversidade da RAM”, com o Professor Doutor António Brum da Silveira; “OClima em Mudança – O Impacto do Homem no Sistema Terra”, com o Dr. Celso Figueira e “A Vulnerabilidade aos Riscos Geológicos no Município de Machico”, com o Dr. Ilídio Sousa.

No sábado proporcionou-se no Fórum Machico uma componente mais prática através da realização de workshops, tendo as professoras Laura Teixeira da Silva e Rubina Mendonça participado, numa primeira parte, nos workshops “Do Mundo Microscópico às Alterações Climáticas”, com o Professor Doutor Manfred Kaufman e com a Doutora Áurea Cristina Martins Narciso e no workshop “GEA – Terra Mãe (Concurso)”, com o já referido Dr. José Manuel Silva e numa segunda parte no “Fórum Eco-Escolas – Trabalho Colaborativo” e no “Fórum Apresentação e Discussão dos trabalhos”.

Tratou-se de um profícuo encontro que serviu para reconhecer o trabalho feito no âmbito do Eco-Escolas e reforçar a ideia deste enquanto um projeto de escola que deverá ser visto com interesse e utilidade por toda a comunidade educativa.

A coordenadora do Eco-Escolas na EPHTM,

Professora Laura Teixeira da Silva

 

 

  

madeira img